terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Litoral Catarinense

EXERCÍCIOS PROPOSITIVOS NA ESCALA LITORÂNEA ESTADUAL

Tratando-se de um exercício propositivo em uma escala de complexa compreensão, o trabalho foi desenvolvido a partir de premissas conceituais muito bem definidas, orientadoras das avaliações e propostas destacadas. Considerando este estudo como o início de um longo trabalho a ser investigado e debatido com diversos segmentos da sociedade, e tendo a intenção de que estas questões sejam aprofundadas e posteriormente transformadas em projetos. Seguem as principais contribuições:

01 | RELOCAÇÕES DA BR 101 NOS DIVERSOS SEGMENTOS CONURBADOS: Nos trechos onde existem conflitos, propõe-se a interiorização do seu traçado e qualificação das centralidades urbanas através de sistema de transporte coletivo eficiente contemporâneo.

02 | ANÉIS VIÁRIOS RELACIONANDO A BEIRA MAR E A SERRA: Criação de equipamentos turísticos nas ligações viárias entre os Parques das Encostas da Serra e os Parques Litorâneos nos principais acessos, que relacionam os anéis com a BR 101, implantando Portais Turísticos divulgadores das singularidades locais.











03 | INTERPRAIAIS NO LITORAL SUL:
Ligação viária turística de baixa velocidade entre os balneários do litoral sul, permitindo o desfrute visual da notável paisagem, conectando os principais locais de ócio junto às lagoas e áreas de preservação, promovendo a qualificação de novas centralidades turísticas e seus usos permanentes. Articula-se com os anéis viários propostos facilitando a relação do mar com os aparados da serra.

04 | VIA DAS ETNIAS: Valorização da ligação entre a Região Sul e Região Norte por uma via existente, paralela a BR 101, distante do mar em torno de 50 km, percorrendo cidades de etnias diversas, ligando as os italianos dominantes no sul com os alemães dominantes no norte, que com suas paisagens construídas contam a história das colonizações, destacando identidade e cultura local, reforçando sua vocação turística. O asfaltamento de alguns trechos poderá gerar uma nova rota turística, interiorizada, costeando a Serra do Tabuleiro, ainda não explorada. Assim sendo, teremos 25 cidades interligadas: Praia Grande, Jacinto Machado, Ermo, Turvo, Meleiro, Nova Veneza, Siderópolis, Urussanga, Orleans, São Ludgero, Braço do Norte, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Anitápolis, Rancho Queimado, Angelina, Major Gercindo, São João Batista, Nova Trento, Brusque, Gaspar, Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e Joinville.











05 | TREM INTERESTADUAL E REGIONAL:
Criação de linha férrea turística e de cargas, de interesse estadual e regional junto a BR 101, ligando Porto Alegre à Curitiba, criando várias estações ao longo do litoral catarinense. Desde modo, iríamos nos transformar em percurso mais leve entre duas metrópoles pesadas;

06 | PORTAIS TURÍSTICOS: Implantação de Portais Turísticos nos encontros viários mais significativos entre serra e mar, apontando as singularidades locais, despertando o interesse, divulgando os acessos e funcionando como Centros de Informação Turística, divulgando os hábitos culturais mais significativos.

07 | ESTAÇÕES INTERMODAIS: Centros articuladores da mobilidade, integrando aeroportos, ferrovias, rodovias, centralidades náuticas, estações de VLTs e rede cicloviária, relacionando as principais centralidades urbanas.

08 | CENTRALIDADES NÁUTICAS: Implementação de 05 grandes Pontos Náuticos, superpondo portos, marinas, paradouros e atracadouros, distribuídos ao longo do litoral catarinense com a intenção de sustentar às atividades náuticas em suas diversas manifestações: como sistema de mobilidade, lazer e apropriação oceânica.











09 | PARQUES DAS ENCOSTAS DAS SERRAS:
Interligação da rede de Parques da Serra Geral até a Serra do Mar, caracterizando um parque contínuo de florestas, composto por Parques Nacionais e Estaduais, Áreas de Preservação, Unidades de Conservação, Reservas Biológicas e outras áreas de interesse ambiental, estimulando economicamente o desenvolvimento das cidades próximas aos parques, reforçando o nascente turismo ecológico.

10 | PARQUES LITORÂNEOS: Criação de rede de Parques Litorâneos, compostos pelo entorno preservados das Lagoas do litoral sul, áreas de proteção da Baleia Franca, Litoral leste da Ilha de Santa Catarina, Reserva Biológica do Arvoredo, áreas verdes dos promontórios principais do litoral norte e Parque Estadual do Acaraí, na Ilha de São Francisco do Sul, somados aos demais santuários marinheiros, como o rio da madre na Guarda do Embaú, situados na orla catarinense.

11 | ÁREA ENTRE LITORAL E SERRA: Utilização da região interior imediata, localizada entre o litoral e a serra, como espaço de amortecimento entre as áreas preservadas e as tecidos urbanos. Incentivo ao desenvolvimento da agricultura orgânica que abasteça as cidades e de incremento do turismo rural e de saúde, com clínicas de repouso e recuperação, produção de medicamentos fitoterápicos e hotéis fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário