quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Jornal A Notícia de Joinville destaca Projeto Vita et Otium














29 de dezembro de 2010. | N° 994

LITORAL

O litoral dos sonhos

Projeto integra meio ambiente, urbanismo, cultura e turismo. Mas, por enquanto, é só um megaplano

Ainda está tudo no papel, no plano dos sonhos, mas um grupo de especialistas estuda uma maneira de transformar o litoral de Santa Catarina num espaço que une proteção ao meio ambiente, valorização da cultura, urbanismo planejado e turismo, muito turismo.

O governo do Estado investiu R$ 1 milhão do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo para um estudo que reavalia a ocupação do litoral catarinense. O projeto elaborado por um grupo de 40 arquitetos do Instituto Silva Paes (ISP), propõe alterações audaciosas, como a mudança do traçado da BR-101, a criação de uma série de parques e portais turísticos.

O projeto é chamado de “Vita et Otium” (Vida e Ócio, em latim) e foi dividido em módulos. A região de Joinville é um deles. As outras são Balneário Camboriú, Florianópolis, Laguna e Rincão.

A primeira etapa do projeto foi apresentada às secretarias de Estado de Planejamento e de Turismo neste mês. Nela, constam as propostas gerais para o litoral catarinense. As propostas da região de Florianópolis já foram detalhadas. As ideias para as outras regiões devem ser mostradas a partir do mês que vem.

A ideia do arquiteto Nelson Saraiva da Silva foi apresentada em sua tese de doutorado, na Universidade de São Paulo (USP), em 2005. Em 2010, montou sua equipe para o projeto, que segundo ele, planeja o litoral com base nas vocações turísticas, de locomoção e moradia.

As recomendações para criar parques ecológicos abertos à visitações animou o presidente da Federação de Convention e Visitors Bureau de Santa Catarina, Ricardo Ziemato. “É um trabalho muito importante, mas precisa ter continuidade”, salienta.

Para concretizar as obras recomendadas serão necessárias muitas negociações políticas, recursos, autorizações ambientais, além dos projetos arquitetônicos e estudos de viabilidade.

“Consideramos necessário solucionar os problemas de locomoção para desenvolver o turismo em Santa Catarina”, afirma o secretário de Turismo, Valdir Walendowsky.

Segundo o arquiteto e urbanista Guilherme Llantada, um dos coordenadores da proposta, foi feita uma leitura dos conflitos e vocações de cada região.

“Tem várias coisas a serem avaliadas. Espaço urbano, região ambiental, patrimônio. A ideia é no 1º trimestre de 2011 termos um desenho de planejamento definido”, diz o arquiteto.

“O trabalho é muito complexo. Depois que definirmos uma linha para os segmentos, teremos de consultar a população e órgãos ambientais”, explica Llantada.

O “Vita et Otium” está sendo desenvolvido desde 1994, mas só agora foi incluído nos planos do governo do Estado. Profissionais de todas as regiões foram chamados para colaborar com a ideia.

taisa.rodrigues@an.com.br

TAÍSA RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário