terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Segmento Central

EXERCÍCIOS PROPOSITIVOS DO SEGMENTO CENTRAL

Na área compreendida pelo Segmento Central, o exercício propositivo deteve-se a apontar soluções para sanear os conflitos mais evidentes e destacar as virtudes mais latentes nesta escala. Considerando o espaço construído e suas relações com as características ambientais, destacamos as seguintes sugestões a serem consideradas em aprofundamentos conseqüentes:

1 | RELOCAÇÃO DA BR 101: Deslocamento da BR 101 para junto da encosta somando-se linha férrea interestadual paralela ao percurso.











2 | BOULEVARD VERDE: Criação de “Boulevard Verde” sobre o leito atual da BR 101. Ampla avenida arborizada, conectada por vários modais (transporte coletivo eficiente, ciclovias, etc), articulando as centralidades densificadas das cidades continentais, Palhoça, São José e Biguaçu, pela via expressa, com a área central da ilha e permeados por corredores verdes.











3 | ESTRUTURA URBANA EM “H” – ILHA E CONTINENTE
:

Reforçar a vocação de ligação urbana entre a Ilha de Santa Catarina e as cidades continentais pelo “H” proposto pelo Novo Plano Diretor. Reforça este “H”, articulada pelos modais, a costa leste da ilha de Santa Catarina como principal espaço de recreação metropolitana, e a oeste, a encosta da Serra como lugar alternativo à habitação qualificada.

4 | VIA DAS ETNIAS: Valorização da ligação viária entre o sul e o norte do estado por uma via interiorizada já existente, ligando as colonizações italianas e alemãs, estimulando o crescimento qualificado das cidades como portais de acesso ao litoral.

5 | ROTA DA SERRA DO TABULEIRO: Implantação de via turística no entorno ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, estimulando à criação de equipamentos turísticos e de educação ambiental, somadas a rede hoteleira e gastronômica nas cidades circundantes ao Parque, ao longo das SC 431 e SC 407.

6 | AEROPORTO DE TIJUCAS: Estudo de viabilidade de aeroporto internacional na planície de Tijucas articulado a Estação Intermodal e ao Porto Flutuante.

7 | AEROPORTO HERCÍLIO LUZ: Voltado para vôos domésticos, transferindo para Aeroporto de Tijucas os vôos internacionais e articulando-se com Estação Intermodal.

8 | PORTO NÁUTICO FLUTUANTE:Instalação de Porto Náutico Flutuante junto ao fundeadouro histórico, em frente ao promontório de Ganchos.











9 | PERCURSOS NÁUTICOS: Percursos náuticos articulando as baías norte e sul aos promontórios continentais, conectando lugares históricos, turísticos, gastronômicos e de moradia.

10 | FERRY BOATS SUL E NORTE: Transporte náutico de velocidade, ligando a Estação Intermodal de Palhoça ao aeroporto Hercílio Luz e entre a Estação Intermodal de Biguaçú a Santo Antônio e Canasvieiras.

11 | TELEFÉRICO DE ACESSO A COSTA LESTE: Implantação de teleférico de acesso ao litoral leste, conectando desde o Aterro da Baía Sul, o maciço do Morro da Cruz, Campus da UFSC, Itacorubi, Morro da Lagoa, Centro da Lagoa, Rendeiras, Joaquina, Praia Mole e Praia da Barra, com estações turísticas intermodais.

12 | RODOFERROVIÁRIA: Criação de Rodoferroviária, junto à nova BR 101, ligada a nova centralidade de São José.

13 | PORTAIS INTERMODAIS: Criação de portais intermodais nos encontros da BR 101 relocada com o Boulevard verde e com as Centralidades náuticas, de Biguaçú, Palhoça e São José.

14 | ENTORNO DO “BOULEVARD VERDE”: Estudo do entorno do “Boulevard Verde”, com a finalidade de densificar suas laterais, integrando-se a parques urbanos e corredores ecológicos, implantando equipamentos culturais nos espaços públicos, relacionando-se a áreas de comércio e serviços e conectados a estações intermodais.

15 | EXPANSÃO URBANA DAS PLANÍCIES DE BIGUACÚ E PALHOÇA: Estudo das planícies das cidades de Biguaçú e Palhoça, a fim de adequar o crescimento das cidades com as fragilidades ambientais presentes, criando núcleos urbanos densos, intercalados por parques e corredores ecológicos.

16 | PRAIA DA PINHEIRA: Contrastando com a dominância natural da Serra do Tabuleiro, propõem-se nova forma urbana para a praia da Pinheira, através de arquiteturas diferenciadas em altura, alta densidade e desenho que reforça o anfiteatro natural voltado ao mar, intercaladas por corredores ecológicos conectores entre serra e mar.

17 | NOVA CENTRALIDADE DE GOVERNADOR CELSO RAMOS E PLANÍCIE DE TIJUCAS: Estudo urbanístico da planície de Tijucas e promontório de Governador Celso Ramos, criando anel viário nas áreas urbanas e turísticas, articulado a redes modais.

18 | NOVA CENTRALIDADE DE SÃO JOSÉ: Transferência das indústrias da área central de São José, na ligação do Boulevard Verde com a Via Expressa, definindo um grande parque urbano, rodeado por edificações altas, marcando como pórtico o acesso a Ilha de Santa Catarina. Complementam esta importante centralidade, estação intermodal, equipamentos culturais (teatros, cinemas, shopping pré-existente) e áreas de lazer.

19 | PROMONTÓRIO DE GANCHOS: Valorização do promontório de Ganchos como centralidade do Point Náutico organizado pelo norte da Ilha de Santa Catarina, promontório de Ganchos, promontório de Porto Belo e Ilha do Arvoredo, sediando equipamentos turísticos de alto padrão.

20 | ARCO OCEÂNICO: Valorização do Leste da Ilha de Santa Catarina com paisagem natural dominantemente preservada, como lugar de recreação e ócio da cidade metropolitana;

21 | ARCO RURAL: Manutenção da ambiência rural dos caminhos em direção ao oeste catarinense, reforçando sua vocação agrícola como preferenciais aos cultivos orgânicos de alimentos e bases fitoterápicas.

22 | CONECTIVIDADE DA ÁREA CONURBADA CONTINETAL COM OS ECOSSISTEMAS: Restaurar a paisagem natural suprimida pela agressividade das ocupações humanas na área conurbana, através dos conceitos de ecogênese, revitalizando e equilibrando as relações cidade e natureza.

23 | PROMONTÓRIO DA COSTA LESTE: Valorização do promontório da Joaquina a Barra da Lagoa como o principal monumento turístico da costa leste, explorado por mobilidade eficiente de energia limpa, e servindo como terminal oceânico da Ilha de Santa Catarina representado pelo canal e porto da Barra da Lagoa.



Um comentário:

  1. Muito interessante esta revisão espacial e a requalificação dos territórios proposta.

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