quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Projeto Vita et Otium é destaque no site da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

Projeto com diretrizes para o litoral catarinense foi apresentado nesta semana
Qua, 22 de Dezembro de 2010 17:49

O litoral catarinense ganhará um planejamento, de norte a sul, com o objetivo de apresentar novas propostas para o desenvolvimento sustentável do local. O projeto, denominado “Vita et Otium”, que propõe diretrizes físico-espaciais visando à atividade turística do litoral de Santa Catarina e a vida cotidiana, teve seus resultados preliminares apresentados na manhã desta terça-feira (21/12) no auditório da Secretaria de Estado de Administração.

Quarenta arquitetos estão envolvidos no projeto, que está sendo coordenado pelo Instituto Silva Paes e desenvolvido com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), com o Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (Funturismo). “A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte quer deixar esse legado como proposta para a qualificação do litoral catarinense”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.

O projeto “Vita et Otium”, que terá continuidade no próximo ano, é resultante da tese de doutorado do arquiteto Nelson Saraiva da Silva, um dos coordenadores do projeto. O Comitê Gestor engloba o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky; o secretário de Estado de Planejamento, Vinícius Lummertz, e profissionais do Instituto Silva Paes. Fazem parte da equipe, também, arquitetos dos cinco segmentos trabalhados pelo projeto: Joinville, Balneário Camboriú, Florianópolis, Laguna, e Rincão, além de profissionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-SC), e dos Estados Unidos e da Espanha.

A partir da construção da BR-101 no Estado, em 1970, houve a supervalorização turística do litoral catarinense, processo que culminou na transformação de áreas rurais em urbanas, gerando grande adensamento populacional com a crescente conurbação de cidades industriais, portuárias, terciárias ou turísticas. Diante dessa perspectiva, o projeto pretende desenvolver soluções para o crescimento ordenado e planejado de novas áreas de ocupação, alternativas de deslocamento para moradores e turistas, e desenvolvimento de projetos que incorporem a paisagem natural, composta por morros, bacias, ilhas, promontórios, enseadas, entre outras feições geográficas.

Entre algumas propostas apresentadas na manhã desta quinta-feira, com o intuito de serem aprofundadas e posteriormente transformadas em projetos, está a construção da Via das Etnias, rodovia paralela à BR-101 ligando o norte ao sul, percorrendo cidades de colonização européia. Foram apresentadas, também, propostas de interligação da rede de Parques da Serra Geral até a Serra do Mar; construção de uma ferrovia turística e de cargas, ao longo do litoral, ligando Porto Alegre à Curitiba, o que diminuiria o fluxo da BR-101; realocação da BR-101 em alguns trechos conurbados; implantação de Portais Turísticos nos encontros viários mais significativos entre serra e mar; construção de um teleférico entre a Baía Sul de Florianópolis e a Lagoa da Conceição; construção de ferry boats entre a Ilha de Santa Catarina e o continente; entre demais propostas, visando cada vez mais o crescimento sustentável nas diversas atividades de Santa Catarina.

acesso a matéria diretamente no site da Secretaria:
http://www.sol.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1350:projeto-com-diretrizes-para-o-litoral-catarinense-foi-apresentado-nesta-semana&catid=1:noticias-em-destaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário