EXERCÍCIOS PROPOSITIVOS PARA A NOVA CENTRALIDADE DE SÃO JOSÉ
Nesta etapa preliminar de espacialização da Nova Centralidade Metropolitana Continental, apresentamos sugestões programáticas físico-espaciais, sugerida pelas potencialidades e conflitos identificados. Consideramos estes estudos como possibilidades a serem aprofundadas e posteriormente transformadas em projetos. Seguem as principais sugestões:
1 | BOULEVARD VERDE.
2 | ADENSAMENTOS URBANOS QUALIFICADOS.
3 | ORGANIZAÇÃO DOS TECIDOS URBANOS, CRIANDO AVENIDAS SECUNDÁRIAS, HIERARQUIZANDO O SISTEMA VIÁRIO DAS CENTRALIDADES LOCAIS.
4 | ARTICULAÇÃO DA NOVA CENTRALIDADE, BOULEVARD VERDE, VIA EXPRESSA E ATERRO SUL DE SÃO JOSÉ, ATRAVÉS DA RECUPERAÇÃO DAS LIGAÇÕES A PARTIR DO RIO ARAÚJO.
5 | QUALIFICAÇÃO DA VIA EXPRESSA CONECTANDO O BOULEVARD AO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS, ATRAVÉS DE TRANSPORTE COLETIVO EFICIENTE.
6 | RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DO RIO ARAÚJO, QUE SEPARA AS ÁREAS URBANAS DE FLORIANÓPOLIS E SÃO JOSÉ.
7 | ESTAR NÁUTICO (MARINA) NA LIGAÇÃO DO RIO ARAÚJO COM ATERRO DE SÃO JOSÉ.
8 | ATERRO NORTE DE SÃO JOSÉ, COMO BEIRAMAR CONTINENTAL, DANDO CARÁTER PÚBLICO À ORLA, ATRAVÉS DE EIXOS VERDES QUE ADENTRAM A CIDADE HIERQUIZANDO O SISTEMA VIÁRIO LOCAL.
9 | MOLHES COM EQUIPAMENTOS URBANOS COMO ORGANIZADORES DO DESENHO DA ORLA DE CARÁTER PÚBLICO, COM USO DE LAZER, GASTRONÔMICO, TURÍSTICO E DA VIDA COTIDIANA.
10 | SÃO JOSÉ COMO CENTRALIDADE PRINCIPAL, ARTICULADORA DA ESTRUTURA URBANA GLOBAL ATRAVÉS DE INTERMODAIS CONECTORES DE BIGUAÇÚ, PALHOÇA E FLORIANÓPOLIS.
11 | NOVO PARQUE CENTRAL DE SÃO JOSÉ, COM ESTAÇÃO INTERMODAL E EQUIPAMENTOS CULTURAIS DIVERSOS, FUNCIONANDO COMO PORTAL DA ILHA DE SANTA CATARINA. CERCADO DE EDIFÍCIOS COM ATIVIDADES MÚLTIPLAS SUPERPOSTAS, PROMOVENDO E GARANTINDO URBANIDADE E CENTRALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINHA CONTINENTAL.
12 | IMPLANTAÇÃO DE CORREDORES VERDES, REQUALIFICANDO AMBIENTALMENTE A ÁREA CONURBADA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário